A importância das rádios comunitárias em um território tão diverso geograficamente como o brasileiro, tais diferenças ocasionam níveis distintos de engajamento político entre as populações locais.


Esta dissertação de mestrado, elaborada por Tatiana Lemos dos Santos Borges na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mostra que meios de comunicação tradicionais como o rádio ainda cumprem um papel importante na construção da opinião pública no Brasil, mesmo com a popularização das plataformas digitais.

Entre as conclusões, a autora enfatiza a importância das rádios comunitárias em um território tão diverso geograficamente como o brasileiro, tais diferenças ocasionam níveis distintos de engajamento político entre as populações locais.

1 - Qual a pergunta a pesquisa responde?

Como as rádios comunitárias atuam em esfera local e mobilizam politicamente os espaços políticos das comunidades em que estão inseridas?

2 - Por que isso é relevante?

Em uma sociedade cada vez mais mediada por tecnologias de informação, debater o papel dos meios de comunicação é essencial. Ao mesmo tempo que observamos a ascensão das plataformas digitais, percebemos que o acesso a esses recursos ainda é desigual. Por isso, é importante reconhecermos que meios de comunicação tradicionais ainda ocupam lugar privilegiado na formação da opinião pública e na mobilização em torno de espaços característicos da política, como as casas legislativas.

As rádios comunitárias são veículos de comunicação de alcance reduzido, com raio de 1 km. Sua programação deve ser voltada para o debate e desenvolvimento das comunidades em que estão instaladas, possuindo assim uma função social. A concessão desse tipo de serviço é feita em escala federal, pelo Congresso Nacional. Dados disponibilizados pela Câmara dos Deputados sobre os processos de outorga em análise apontam que 2020 foi o ano com maior número de pedidos em tramitação na última década. Contudo, muitas vezes seu uso é cooptado por interesses privados, eleitoreiros ou para estratégias políticas, o que mostra a relevância do tema para política nacional ainda hoje.

3 - Resumo da pesquisa

A dissertação tem como temática principal a relação entre os meios de comunicação e o espaço geográfico, por meio de seu potencial para a mobilização política. Buscou-se compreender como as rádios comunitárias podem interferir na formação de uma esfera pública e de espaços políticos, mobilizando temas de interesse coletivo.

O trabalho utilizou estudos de caso da rádio comunitária Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, e da rádio Líder FM, em Varre-Sai (RJ), como forma de observar o papel que exercem em contextos completamente diferentes: o bairro de Copacabana possui 240 mil habitantes; já o município de Varre-Sai, cerca de 10 mil habitantes.

O percurso metodológico foi realizado em quatro etapas: levantamento bibliográfico; mapeamento das rádios comunitárias brasileiras; realização de entrevistas abertas com os gestores das rádios estudadas; aplicação de questionários com a população da área de alcance das rádios.

O mapeamento foi essencial para compreender a distribuição das rádios comunitárias no território nacional, observando que o Brasil possui cerca de 4.600 dessas estações distribuídas por mais de 3.800 municípios das diferentes regiões brasileiras.

As entrevistas com os gestores tiveram o objetivo de identificar o percurso de mobilização que resultou na outorga das rádios — por isso a escolha por entrevistas abertas, guiadas por algumas perguntas preestabelecidas. O principal resultado foi a compreensão da articulação que os grupos fazem em muitas escalas para conseguir que o processo de outorga persista.

Por fim, foram aplicados questionários com perguntas diretas para a população local. Assim foi possível observar a visibilidade e o reconhecimento das rádios por parte da população, identificando diferenças em relação ao contexto espacial em que cada uma está inserida.

4 - Quais foram as conclusões?

Entre as conclusões do trabalho, destaca-se a importância do rádio para um país com tantas diferenças territoriais. As rádios comunitárias podem ter centralidade em processos de mobilização local, a depender do contexto em que estão inseridas. Quando uma rádio possui visibilidade e está aberta ao diálogo com a população local, seu papel como mobilizadora da esfera pública é mais eficaz.

A rádio Líder FM, de Varre-Sai, destacou-se pois o reconhecimento pela população local é maior, assim como seu potencial de engajamento com os espaços políticos, como a Câmara de Vereadores. Já a rádio Nossa Senhora de Copacabana, localizada em um bairro de grande densidade demográfica e dotado de redes técnicas diversas, tem menor reconhecimento entre a população local, o que pode refletir em seu papel de mobilização.

Quanto à concessão das rádios comunitárias, a outorga em escala federal faz com que muitos grupos não consigam se articular e continuar com a tramitação do processo. Por isso, muitas vezes os grupos locais se articulam com organizações políticas ou da sociedade civil, associações religiosas, etc.

Por fim, a principal conclusão do trabalho é a importância do espaço local para o funcionamento de uma rádio comunitária como parte da esfera pública e como formadora da opinião pública.

5 - Quem deveria conhecer seus resultados?

O trabalho é relevante à população como um todo, com destaque para grupos da sociedade civil organizada e pessoas interessadas em geografia, política e ciências sociais.

Tatiana Lemos dos Santos Borges é bacharel em geografia formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mestre e doutoranda na mesma instituição, no Programa de Pós Graduação em geografia, com foco em organização e gestão do território. É professora de ensino básico na Rede Municipal de Mesquita.

Referências

BARNETT, C.; LOW, M. Spaces of democracy: geographical perspectives on citizenship, participation and representation. London, UK: Sage Publications, 2004.

CASTRO, I. E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R. L. (org.) Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

HABERMANS, J. The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalizalion of society. Boston, Beacon Press. 1984.

LEAL, S. Rádio Comunitária, Espaço Público e Democracia: Estudos de casos na França e no Brasil. Tese de doutorado, Brasilia, 2007.

PARKINSON, J.R. Democracy and Public Space: the physical sites of democratic performance. Oxford: Oxford University Press, 2012.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/academico/2021/03/31/A-import%C3%A2ncia-das-r%C3%A1dios-comunit%C3%A1rias-na-mobiliza%C3%A7%C3%A3o-popular

© 2024 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Comentários